Massinha de modelar é importante no desenvolvimento infantil?
“Modelar uma estátua e dar-lhe vida é belo; modelar uma inteligência e dar-lhe verdade é sublime.” Victor Hugo
“Se a verdade fosse um objeto palpável ela seria uma massinha de modelar.” André Dahmer
Mas por quê ela é assim tão importante para o desenvolvimento da criança?
6 motivos básicos me vem a cabeça:
- Área sensorial. Fiz um amplo post falando dos benefícios das brincadeiras sensoriais na primeira infância e as massinhas são excelentes estimulos neste quesito.
- Coordenação motora fina. Parece besteira, mas atividades que estimulam a motricidade refinada é pré requisito para alfabetização mais efetiva no futuro. A massinha é excelente nisso.
- Concentração, foco, atenção. Assistam o video da Clara brincando de massinhas. Elas esquece do mundo e se foca naquilo, sem que ninguém a obrigue. A brincadeira a ensina.
- Criatividade, imaginação. Estímulo da inteligência dos pequenos.
- Atividades educacionais guiadas: dá para ensinar formas, cores primarias e secundarias (misturando diferentes tons de massinhas) e muitas outras coisas!
- Resolução de problemas. Você cria um mundo através das massinhas, basta imaginar e modelar! Não tem massinha em casa? Resolva outro problema, leve as crianças à cozinha e faça sua própria massinha! Super facil e uma maravilhosa atividade em conjunto, que só aumentará o vinculo. O tempo de qualidade entre mãe e filho, com coisas simples como essas, são extremamente importantes para desenvolvimento da criança.
Claro que tudo isso pode ser aprendido com outros objetos. Mas a massinha é ótima e super divertida. Se seu filho, assim como a minha ama, bora deixar que usufrua dos benefícios!
As massinhas de modelar são indicadas a partir dos 2 anos de idade, de acordo com as embalagens da Play Doh. Aqui em casa, com 1 aninho Clara já amava e eu deixava, mas sempre sob supervisão altamente forte e constante. Nessa fase, tudo vai à boca, não se esqueçam disso!
Aqui em casa organizo todas as massinhas da Clara numa caixa grande (vocês verão no vídeo) e deixo num lugar em que ela não tem acesso a toda hora. Pela segurança dela e, confesso, para que minha casa não fique com massinha grudada em todos os tapetes e cortinas. Me desculpem as que são liberais, mas eu sou a louca da faxina e gosto de tudo brilhando, rsrsrsrsrsrsrs. Queria ser mais light, venho me libertando disso, mas por hora, sou mais feliz assim (cada louco com sua mania).
Agora vamos às massinhas da Clara?
Vou colocar aqui algumas, mas no vídeo acima mostro em detalhes, tá? Não deixem de curtir o video, comentar o que mais gostaram – e o que sentiram falta para eu melhorar nos próximos e de se inscreverem no canal Youtube para receberem as novidades em primeira mão.
Um beijo, Marrie
Leia também:
https://www.mamaeplugada.com.br/2016/07/receita-massinha-caseira/
https://www.mamaeplugada.com.br/2016/09/importancia-das-pelucias-na-infancia/
https://www.mamaeplugada.com.br/2015/12/brinquedos-nao-estruturados-e-sua-importancia-no-desenvolvimento-da-crianca/
Isabela Pescarmona! Muito boom… tá de parabéns! Hahaha
meu filho ama brincar de massinha