Festa da Lanterna: A história da Menina da Lanterna e de sua solitária busca por auto conhecimento.

Festa da Lanterna nas escolas Waldorf: A história da Menina da Lanterna e de sua solitária busca por auto conhecimento.

 

Um dia, a lanterna de uma menina se apagou, em um reino onde a luz vinha em grande parte pelas lanternas. Ela pediu ajuda a um, que dizia estar ocupado demais para ajudá-la. Pediu a outro, que nem lhe deu atenção. E assim foi pedindo ajuda para ascender sua lanterna, mas todos estavam ocupados demais para ajudá-la.

Com medo do escuro, tratou de subir ao alto das montanhas antes que escurecesse, para lá ficar sob a luz das estrelas, já que não teria mais a ajuda da sua lanterna. Lá no alto, a menina adormeceu.

No dia seguinte, ao som dos pássaros a cantar, a menina acorda. E, ao se espreguiçar, vira para o lado e vê sua vela acesa. Ela toda feliz retorna para sua cidade.

No trajeto de volta, a menina repara que todas as lanternas estão apagadas, só a dela está acesa.

Então a menina que, fora sozinha encontrar sua própria luz, entende que de nada adianta tamanha riqueza para si se ela não puder usar o que tem a serviço de todos.

Hoje é o dia da festa da lanterna na escola da minha filha, luz essa que só poderá ser acesa na hora da cerimonia, onde as escolas Waldorfs ficam toda iluminadas dessas luzinhas.

Uma linda mensagem de auto-conhecimento, de descobrimento de nossos dons e de como é importante a introspeção para nos conhecermos melhor. E que, desvendado nosso segredo mais profundo, a gente possa saber como colocá-lo a serviço do bem da humanidade.

A Festa da Lanterna é uma comemoração de origem europeia, que hoje é tradicionalmente celebrada em todos os jardins de infância das Escolas Waldorf, na época que antecede as festas de São João no Brasil, celebrada antes da chegada do inverno. Na Europa, a festa acontece dia 11 de novembro.

Um beijo, Marrie


Leia também:

Matriculei minha filha num Jardim de Infância Waldorf

Apresentando às crianças o real sentido da Páscoa

Papai Noel não precisa estar ligado ao consumismo: Entenda São Nicolau e o natal pela Antroposofia

Comente! Sua opinião é importante!