Risoto de Curcuma fresca (ou açafrão da terra)
Risoto amarelinho feito com cúrcuma ou açafrão da terra fresca.
Rendimento Tempo de Preparo
4pessoas 30min
Rendimento Tempo de Preparo
4pessoas 30min
Ingredientes
Instruções de preparo
  1. Em uma panela, coloque agua e os legumes que tem em casa. Pode ser frescos ou congelados. Eu geralmente uso o brócolis no dia a dia e congelo o talo. Lavo bem cenouras, abobrinhas e ao descascar, congelo a casca. Dá para usar tudo isso no risoto.Uso muito para o caldo a abobrinha, cenoura, tomate, cheiro verde, manjericão, rúcula,… o que tiver mesmo!Coloque na panela com agua e deixe ferver bem até apurar o caldo de legumes
  2. Em outra panela, refogue a cebola picada e o alho picado no azeite com uma folhinha de louro. Deixe até a cebola ficar transparente. Nunca deixe o alho queimar.
  3. Adicione a abobrinha em cubinhos, a cenoura ralada e deixe cozinhar por 2 minutos.
  4. Coloque duas xícaras de arroz arbóreo. Mexa bem. Nessa hora, pode colocar um cálice de vinho, se tiver. Já coloquei vodca e fica bom também.Caso nao queira usar nada alcoólico, tudo bem.Caso use, mexa até secar.
  5. Adicione a curcuma ou açafrão da terra ralado. Mexa bem.
  6. Comece a adicionar o caldo e vá mexendo. Para 2 xícaras de arroz arboreo, usa-se cerca de 6ou 7 xícaras de caldo.Vá mexendo e adicionando mais caldo até atingir a consistência de risoto.
  7. Quando estiver quase pronto, mas ainda aguadinho, adicione 2 colheres de manteiga, um punhado de queijo parmesão ralado e mexa bem.
  8. Assim que ficar na consistência desejada para servir, adicione os tomates cereja, cebolinha picada e mais parmesão. Mexa bem.Pode decorar o prato com uma folhinha de manjericão.Bom apetite!

Compartilhe: