Brinquedos não estruturados estimulam muito mais a inteligência da criança e são importantíssimos para o desenvolvimento dos pequenos. Sejam eles potes, colheres de silicone, tampas de amaciantes, latas de leite vazias, estes objetos proporcionam um mundo de fantasia, imaginação e criatividade para a criança.
Quando exigido da criança estruturar seu próprio brinquedo ou brincadeira, permitem que algumas funções cognitivas sejam estimuladas, pois para estruturar-se eles precisarão organização, planejamento, flexibilidade cognitiva, criatividade, manutenção da atenção, memória operacional e diversas outras capacidades mentais.
Objetos não estruturados trabalham na criança a resolução criativa de problemas. Uma caneta, ao mesmo tempo que pode ser um telefone, vira um avião e pode ser ninado como uma boneca nana nenê. Um pote maior não cabe em outro menor. O contrário sim. A noção de encaixe, pensamento lógico e matemático está nítido nesse processo de estruturar o não estruturado. Entra na mesma linha do conceito da pesquisa feita sobre crianças submetidas ao ambiente de fantasia do Natal (aqui).
Além disso, ficam muito mais tempo entretidos na brincadeira pois eles têm que construir o que, diferente do brinquedo caro, não veio pronto.
Crianças que brincam com sucata, recicláveis, potes e afins vão melhor na escola, aprendem com mais facilidade, são mais criativos, pensam fora da caixa.
Claro que o brinquedo pronto é importante para a criação do lúdico e desenvolvimento da criança. Porém o que é pronto já está dado. Não há desafios para a criança. Por isso o desinteresse rápido num brinquedo caríssimo e o tanto de tempo que eles dispensem empilhando ou encaixando potes e panelas.
Na escola da Clara eles utilizam de 90% de brinquedos não estruturados, para realização de suas atividades pedagógicas. Em conversa com a Coordenadora Pedagogica de lá, percebi a importância de trazer este ambiente lúdico para casa e, principalmente agora que as férias estão aí. Por isso, estou agora mesmo preparando uma caixa de brinquedos não estruturados para a pequena Clara. Lavei bem latas de leite, potinhos de embalagem, potes de papinha que não usa mais, colheres e formas de silicone. Vou deixar tudinho ali na brinquedoteca, sem avisar. Vamos ver como ela reagirá!
Um beijo, Marrie
Brinquedos não estruturados e sua importância para o desenvolvimento da criança | Educação Infantil Ver Crescer - Pré-Escola na Vila Mariana
13 de abril de 2020 at 17:48[…] Fonte: Mamãe Plugada […]
Brinquedos não estruturados e sua importância para o desenvolvimento da criança | Crianças a torto e a Direitos
29 de agosto de 2019 at 16:00[…] do site Mamãe Plugada de 16 de dezembro de […]
UB Vendedoras
12 de agosto de 2016 at 21:23Luciane Pereira
Neny Viana
11 de agosto de 2016 at 13:08Lucina Bach achei vários da phiphi aí
Lucina Bach
11 de agosto de 2016 at 13:13Siiiiiiiiim 🙂 nhooooin
Priscilla Battistel Attina
11 de agosto de 2016 at 11:33Maria Isabel Gomez Gonzalez
Carolina De Paula Monte
11 de agosto de 2016 at 11:21Tânia de Paula José Carlos Pereira por isso o João gosta tanto de brincar com o vovô. Tudo vira brinquedo!
Milene Turatti
11 de agosto de 2016 at 10:36Mãe Cida Turatti olha que legal
Cida Turatti
11 de agosto de 2016 at 23:35Viu como estou fazendo certo?
Liziane Alves
11 de agosto de 2016 at 10:16Juliana De Melo Marcondes