Decisão de pausa no desfralde

Sobre o processo de desfralde, decidi dar uma pausa.
Para quem acompanhou o desfralde da Clara aqui no blog, viu que fizemos a preparação psicológica e, mesmo ela não dando sinais de que queria ir ao banheiro, como ela se expressa muito bem, resolvemos tentar. Foi uma decisão conjunta com a escolinha, que aplicava o desfralde lá e eu aqui em casa.

Leia mais em: 

Quando iniciar o desfralde?

Preparação Psicológica para o Desfralde

Relato primeiro dia de Desfralde 

Primeiro Xixi no Vaso – Será que o desfralde vai acontecer?

Ela até fez xixi no vaso, mas o fato é que a maioria das vezes ela segurava, o dia todo!

Isso gerou uma grande preocupação da minha parte. Muitos casos de prisão de ventre sao transtornos psicológicos de desfralde em hora errada. Fora o risco de uma incontinência ou infecção urinária.

Além disso, era nitido que ela não queria desfraldar. Em dias de tentativa, ela foi apenas 1x ao banheiro. Até tentou outras vezes, chegava ao pinico já toda suja (normal), mas sempre mostrando insatisfação com aquilo e pedindo sempre pela fraldinha.

E ao vir a fralda, adivinhem? Fazia tudo o que tinha direito.

O fato é que hoje em dia as fraldas estão cada vez mais “secas”, gerando tanto conforto para a criança, que muitas não querem deixar de fazer o que estão entretidas para parar e ir ao banheiro. Não é unânime. Mas é o caso de Clara, de 2 anos e 4 meses. Ela entende o que é banheiro, entende o que é segurar (já que ficou uma vez uma tarde toda sem fazer), mas espera pela fralda e chora ao ver o caso ou penico.

Sempre disse que não iria forçar. Ela ainda não quer. Isso ainda não a incomodou, mas irá um dia. Não vou correr o risco de gerar um transtorno urinário nela ou prisão de ventre, que muitos não sabem, mas há inúmeros casos que são de origem psicológica na primeira infância. Desfralde indevido. Enfim, vou acompanhando.

Me desejem sorte 🙂

 

Um beijo, Marrie

 

Pausa no Desfralde

Atualizando:

Esse meu post é de abril de 2016. Estamos em outubro de 2016 e na mesma.

E, diferentemente de antes, ultimamente tem sido a maior alegria ir para a escola. Depois que “esqueci” o desfralde. E ela também.


O fato básico da dificuldade para o bendito desfralde era muito simples: ela não estava preparada.

Conversei com vários profissionais, inclusive o pediatra dela, e deixamos ela a vontade. Na época que decidi desfraldar, ela chorava muito para ir para a escola. Agora ela faz a maior festa para ir!

Não é nada preocupante não desfraldar antes dos 3 anos. Essa é uma média. Se até os 5 anos nada acontecer, aí é necessário algumas avaliações como controle de esfíncter e tal, mas tenho certeza que o dela é ótimo, pois se a deixo sem ela segura. E pede a fralda para fazer. E chora se não der. E assim caminhamos, enfim…

Então esse é o porque ainda não a desfraldei! Ela agora vai feliz e contente, sem pressão social (“todo mundo tá sem fralda, só você com”), apenas brincar, ser feliz e tomar seus banhos de mangueira nesse calor na escola.

Será na hora dela, não adianta!

Um beijo, Marrie
Nos acompanhe por ai:
Instagram e Snapchat: MamaePlugada
Canal Youtube: Marrie Ometto 
Twitter e Periscope: Marrie Ometto
Grupo secreto no Facebook: Clique aqui e participe!

146 Comments

  1. Francis Breda

    26 de novembro de 2016 at 22:33

    Meu pequeno fez 3 anos em setembro e o desfralde para o coco só aconteceu há 3 semanas… no tempo dele… foi totalmente inesperado, mas me encheu de orgulho!! Muitos ” palpiteiros” diziam: ainda usa fralda? Já passou da hora de D esfraldar!” Nunca dei ouvidos e foi a melhor coisa que fiz!!

  2. Suzii Azevedoo

    26 de novembro de 2016 at 13:19

    Eu sei bem como é constrangedor o desagrada em algumas situações. Meu filho mais velho na época tentei por três vezes em períodos de calor, se sucesso.
    Como explicar pra ele que xixi se faz em pé quando na vdd a mamãe aqui faz sentada?! Muito esposo após a última tentativa entrou de férias, é ficamos nisso, suavemente, tranquilamente meus esposo todas as vezes que ia ao wc o levada com graça, brincadeira em exatos 20 dias tiramos dia e noite, ele nem se quer pediu pra pôr a noite. tão orgulhosa !
    meu menino do meio está com 2 anos 6 meses ainda está na fralda tbm chegando o verão ser a no mesmo esquema ou ao menos tentaremos!

  3. Clebea Silva

    26 de novembro de 2016 at 12:40

    Fez dois meses que conseguiu desfraldar a minha tanto a fralda do dia como da noite…não foi facil..de tds meus filhos ela foi que demorou mais..e agora tem 2 semanas que tirei a chupeta tbm…mês que vem ele fará 3 anos

  4. Vívian Marin Dutra

    26 de novembro de 2016 at 11:29

    Pois fique orgulhosa…
    E eu fico felizonanda vida quando a mãe respeita o tempo da criança
    Dica de quem começou há pouco o desfralde: espere ela desfraldar totalmente durante o dia, depois comece o noturno. É muita pressão. Tente levá-la ao banheiro a cada meia-hora, e se puderem ficar em casa nesse final de semana, vê se ela topa ficar de calcinha…

  5. Katlin Schon Santos

    26 de novembro de 2016 at 10:26

    Desfralde é muito sério, tem que ter muito cuidado e consciência. É uma questão neurológica, e só podemos fazê-lo quando a criança já apresenta sinais. Um Desfralde fora do tempo pode trazer problemas futuros.

  6. Danielle Lopes

    26 de novembro de 2016 at 10:08

    O meu Miguel te 4 anos, e minhas tentativas de desfralde noturno foram frustrantes
    .

    1. Priscilla Pettenazzi Augusto

      26 de novembro de 2016 at 10:08

      Foi assim, tentei uma vez e nada e voltamos a fralda e depois de um mês mais ou menos começamos e foi eeeeeeeee

  7. Elis Monteiro

    26 de novembro de 2016 at 03:01

    Linda Clarinha…é, li muito sobre o tempo das crianças. Mas e quando os professores acham que já está na hora??? O que fazer pra não gerar conflito??? Theo não tem domínio próprio e muito menos fala bem pra começar o desfralde. Então decidi que em casa é como ele quiser e na escola as professoras se entendem com ele. Parabéns Clarinha

Comente! Sua opinião é importante!