Ensaio gestante é uma recordação e tanto, para você e toda a familia. Momento único, em que somos portais do milagre da vida. Escolhi um ensaio gestante ao ar livre, com bastante tecido esvoaçante, barriga a mostra e toda a familia envolvida. Vem se inspirar, as fotos e dicas estão incríveis!
Publiquei dia desses nos instastories @mamaeplugada que queria um ensaio gestante que mostrasse bem a barriga, nada com roupas muito fechadas, mas que também não fossem com lingerie, pois apesar de achar lindíssimo, eu não teria coragem depois de mostrar as fotos pra ninguém.
Nisso, recebi muitas inspirações de minhas queridas leitoras. Então vamos às dicas?
Pesquise para saber o estilo de ensaio que deseja
A primeira dica que dou é decidir o estilo pelo qual prefere suas fotos. Um ensaio dia a dia dentro de casa mesmo, vestindo jeans e camiseta branca? Ou até algo mais clean ainda, como looks confortáveis e fundo branco dentro de um estúdio? Fotos com véus e cenários cenográficos? Fotos ao ar livre? Pegada romântica, com muita renda e tule? Lingerie?
Veja qual (ou quais) pegadas gosta mais antes de procurar um fotografo.
Definido o estilo, busque fotógrafos referência em sua região. Aqui no interior, escolhi a Monica Petrelli pois ela faz fotos exatamente como pensei meu ensaio e o orçamento coube no meu bolso.
Ela fica em Vinhedo, interior de SP, pertinho da Capital paulista, de Campinas e da cidade que moro, Piracicaba, SP. Porém, ela atende todo o Brasil e é muito boa em observar luzes e texturas perfeitas para deixar o ensaio como aqueles de sonhos.
Local
Defina onde serão as fotos e, se for ao ar livre, antes de aparecer no local com a equipe das fotos, cheque se precisa da autorização do local para fotografar e se há algum local para trocar de roupAs. Se nao tiver, checar se você, como gestante, consegue trocar de roupas no carro sem grilos (o barrigão pode cansar).
Closes que favorecem
Por mais que o fotógrafo te guie nas poses quando for fazer seu ensaio gestante, sempre tenha em mente ( e peça) poses que favorecem, como:
- mãos na barriga: um clássico! Não dá pra ficar sem…
- Uma perna na frente da outra e segurar a barriga conferem um efeito visual muito lindo, evidenciando a barriga e dando aquela disfarçada nos quadris, que, no meu caso, ficam sempre maiores na gestação;
- Se tiver filhos mais velhos, eles (e o marido), beijando a barriga. Lembrança pra eternidade desse carinho que começa ali ❤️
- Fotos do alto: esse close aumenta a barriga (que queremos mesmo destacar nessa fase gestante) e, ao mesmo tempo, disfarça os quilinhos a mais que potencialmente a gravidinha possa ter ganhado na gestação.
- Silhuetas: use e abuse de fundos limpos, simples, mas dramáticos, como um lindo campo/ praia ou construções antigas, de modo que a mãe realmente tenha destaque.
Figurino
Cheque com seu fotografo se ele tem figurino incluso no ensaio ou disponível para aluguel. Eles fazem toda a diferença! A Monica Petrelli levou os looks, um charme só.
Escolha duas ou três opções que combinem com o estilo desejado. Se for fazer ao ar livre, tons neutros caem muito bem. Em casa, jeans e camiseta ficam um arraso.
Atente-se para usar o que deixe a barriga à mostra. Ela será a estrela do ensaio!
Fotos com sobras de tecidos, para fazer imagens em movimento, ficam um arraso em ambiente externo. Panos enrolados e lingerie, melhor em studio.
Sobre o figurino infantil, tenho um post especifico sobre o tema :), link aqui.
Dica para roupas dos maridos: usar camiseta ou camisa neutra, sem estampas ou listras, e com cores como branco, cinza, azul, vinho… bem neutro. Deixam as fotos mais limpas e suaves.
Para quando planejar as fotos do ensaio gestante?
Cada gravidez se desenvolve de uma forma, então o ideal é ver quando a barriga já está aparecendo bem, para que o ensaio seja bem demarcado como de gestante.
Porém, a fotógrafa Monica Petrelli recomenda que isso ocorra até, no máximo, a 32 semana de gestação, pois, uma vez que as mamães alcançam esse período, as coisas começam a ficar desconfortáveis – subir e descer escadas fica difícil. Além da disposição estar mais baixa, eu pessoalmente começo a não me sentir tao bonita após essa fase da gravidez, pois começo a inchar demais.
Se você já esteve grávida antes, tente refletir e se lembrar da sua época. Eu fiz umas fotos na gravidez da Clara com 36 semanas e realmente não consigo olhar para as imagens e me sentir bela. Era calor e eu estava tão inchada! E com 18kg a mais! A sensação que fiquei é a de que Deveria ter fotografado antes….
ENQUETE
Fiz uma enquete no Instagram @MamaePlugada onde mais de 3000 mulheres responderam sobre seus ensaios gestante.
- 57% das que responderam fizeram ensaio gestante;
- 68% das que fizeram, foi ao ar livre e não em estúdio ou em casa;
- 63% compraram ou alugaram a própria roupa, enquanto as demais tiveram a facilidade de usar as roupas que o profissional contratado pelas fotos já tinha;
- 61% usaram roupas do dia a dia para o ensaio;
- 79% preferem roupas com a barriga de fora para essas fotos;
- 70% fizeram após as 32 semanas essas fotos;
- 86% incluiram marido e filhos mais velhos no ensaio;
- 68% das que não fizeram ensaio gestante se arrependem muito de não ter feito.
Espero que tenham gostado das dicas!
Um beijo, Marrie
MEU ENSAIO GESTANTE
_______
Leia também:
Comente! Sua opinião é importante!