Quando corpo e mente estão em ritmo (com rotina), o sono da criança vem…

Sono infantil pela ótica da Antroposofia é questão de ritmo, de rotina. Desacelere!

Eu, como mãe, li bastante sobre sono já. E nesses anos todos escrevendo para mães, o que mais ouço é: “Meu filho não dorme desde que nasceu, ele é assim”. Mas não.

O ser humano precisa de sono. Uns mais, outros menos, é verdade, mas todos precisam dormir como importante fonte de regeneração de orgãos (adultos) e formação dos mesmos (no caso das crianças).

Além de ser algo humanamente necessário, o sono é uma questão de ritmo, assim como o funcionamento saudável do corpo. Para que nosso corpo funcione bem, o coração precisa bombear o sangue, as artérias levar o mesmo e tudo funcionar num ritmo. Numa rotina. Todos os orgãos tem sua “rotina”, claro que existem momentos em que as coisas saem do normal, mas na maioria das vezes, o corpo tem um equilíbrio.

Da mesma forma, seres humanos, em especial as crianças, precisam de rotina. Não é frescura, é questão de segurança. Muitos pais acham difícil manter uma rotina, pois vivem uma vida super corrida e não conseguem. Mas passam essa correria em forma de ansiedade para as crianças, que acabam tendo problemas de sono.

Demorei para entender isso, mas depois de ler uma vasta biografia sobre sono infantil, achei a da Antroposofia a mais pertinente. Segundo o médico Derblai Sebben, que estudou Ritmos Biológicos na USP (Universidade de São Paulo) e Medicina do Sono na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) em entrevista para a Biblioteca Nacional de Antroposofia:

“As crianças precisam de ritmo. Ritmo é igual a saúde. Se você quer que alguém se desenvolva com mais saúde, a estratégia é cuidar dos ritmos. Comer na hora certa, dormir na hora certa, criar e seguir uma rotina. Se os pais não mantêm uma rotina para si, isso passa para as crianças – e elas adoecem, psicológica e fisicamente.

Outro erro comum dos pais é achar que as crianças já nascem com problemas de sono. As mães me falam: “meu filho não dorme, desde bebê ele é assim”. Nada disso!

A não ser que a criança nasça com um problema neurológico mais grave, sempre explico para elas que a “programação genética” da criança é ela dormir quando o sol se põe e acordar quando o sol nasce. Muitos pais se enganam e acham que o filho tem um problema, mas é só falta de rotina”.

Clara sempre teve rotina muito bem definida. Mas também nunca fui neurótica. Ela tinha horários para tudo nos dias comuns e, finais de semanas tinha outra rotina, a de dias especiais. Desde bebê ela percebia isso. EM viagens, ela criava outro padrão, mas que acabava sendo o mesmo todos os dias em que viajávamos.

Com isso, aos 4 meses e sem esforços e choros, ela passou a dormir a noite toda sozinha. Começou a acordar a noite quando começamos os planos de mudança de São Paulo, cidade em que ela nasceu, outra cidade – Piracicaba. Nem posso dizer que seja problema de sono. Ela começou a estranhar o novo quarto, entrar na fase dos medos de escuro e querer vir dormir comigo no quarto. Isso com 3 aninhos. A rotina dela foi quebrada, o local e novo e um novo ritmo está sendo ainda formado. Acho que faz todo o sentido!

Ainda segundo o Dr. Sebben, o sono é uma questão biológica, ou seja, quem dorme é o corpo e o cérebro tem que ser orientado para dormir, através de desaceleração, escuro e silêncio. Não é a criança que não dorme, mas o lar que é muito agitado para ela dormir. Muitos eletrônicos ligados até tarde. Falta de rotina. Escuro e silêncio disparam a liberação da melatonina. Criança que dorme mal, tem corpo em falta de ritmo, pode ter seu desenvolvimento prejudicado, bem como sofrer com quedas imunológicas.

“Até os 18, 20 anos de idade, o organismo da criança ou do adolescente está em formação. Enquanto nós, adultos, dormimos para regenerar os órgãos, a criança dorme para formá-los. Órgãos, ossos, músculos – o corpo inteiro delas está em desenvolvimento, crescimento. O principal deles é o cérebro. O sono tem participação fundamental no desenvolvimento neurológico. A criança que dorme bem forma melhor seu cérebro, o que influencia também no comportamento. Dormir bem previne o déficit de atenção e a hiperatividade”.

Dr. Derblai Sebben

Rotina é importantíssimo. Ritual também. E cada casa tem o seu.

Aqui em casa a rotina do sono inicia-se por volta das 19:30h. Desligo tudo, deixo a casa em silencio, abaixo as luzes. Levo ao banho, deixo brincar bastante na água, com espuma. Seco bem minha filha, faço movimentos de massagem.

Aí começa o ritual do sono em si: Levo ao quarto, conto uma historia, apago tudo. Ofereço-lhe uma luminária, desde que começou o medo do escuro. Fico no quarto até que adormeça. Com todo esse ritual, depois de entrar com ela no quarto, não velo mais de 30 min para sair. Ela capota.

Agora a questão ainda é acordar a noite para ir à minha cama. Mas a questão do dormir, já está mais que resolvida!

Um beijo, Marrie

 

Leia também:

Técnicas de sono noturno dos bebês, sem choros ou traumas, mas ainda assim dormindo a noite toda

https://www.mamaeplugada.com.br/alerta-novas-diretrizes-de-sono-noturno-para-criancas-10879

Sono de 13h sem interrupções: caso da minha bebê

Importância do Sono para Memória e Aprendizado dos bebês

Comente! Sua opinião é importante!