Amor e sexo pós filhos: relação com o próprio corpo, hostilidades, tabus,…

Se um casal vai bem, mérito das duas partes. Se vai mal, também…Sexualidade e relacionamento pós filhos é um tema muito conversado nos bastidores, mas pouco falado publicamente. Ainda há muito tabu e achismos envolvidos.

Por este motivo, de forma a tratar o assunto de uma forma mais bem humorada e simples, o site Mamãe Plugada foi conversar com a psicóloga especialista em sexualidade humana, mãe e escritora, Jussania Oliveira. Ela é autora do livro “Amor Próprio”, um romance que estou gostando muito de ler.

A pegada do bate papo que fizemos, e virou vídeos no canal Youtube em dois episódios (o segundo vai ao ar na semana que vem), foi ” Se um casal vai bem, mérito das duas partes. Se vai mal, também…”. Ou seja, cada uma das partes precisa regar a plantinha do amor (e do sexo, por que não) para que a chama continue acesa.

Vamos por partes…

Tudo começa num cenário onde o casal vai muito bem, até que vem um filho. Ali, a mulher doa-se de corpo e alma àquela criança, deixando, muitas vezes, inclusive de existir como mulher. O homem ali, acaba se sentindo excluido da relacao, diz Jussania, que incentiva que chamemos ele para participar cada vez mais ativamente e desde cedo dos cuidados com a criança.

“Mas chamar para participar pedindo verbalmente e não achando que ele sabe o que tem que fazer” ressalta Jussania. Muitas mulheres tem mania de achar que o homem precisa adivinhar tudo. Se a gente não pede, ele se sente excluido do circuito. É importante o diálogo bem aberto e não se idealizar a relacao perfeita, o homem perfeito. De Rodrigo Hilbert, ainda só ele, rsrsrs. Saibamos olhar para nossa grama, senão ela seca. E a grama verdinha da Fernanda Lima só ela quem sabe se realmente é assim mesmo.

Existe o periodo de resguardo no pós filhos, que é importante sim que seja respeitado, mas Jussania lembra que por mais que não haja penetração, o contato sexual pode continuar. E é inclusive saudável para o casal.

Mas quando passa esse periodo de resguardo? Muitas mulheres estão, no limite de seus cansaços físicos e mentais, rezando para adiar a re-estreia, enquanto o companheiro costuma estar riscando a folhinha do calendário para que o grande dia chegue.

A libido pode estar baixa por causa dos hormônios e, realmente pode acontecer de não existir a lubrificação. Neste último caso, segundo a sexóloga, não há por que temer, já vários tipos de produtos no mercado que auxiliam nisso.

No caso da libido, nada que um pouco de força de vontade não resolva e Jussania afirma que o sexo pode relaxar ainda mais essa mulher cansada. O fato de muitas afirmarem que não, segundo estudos internacionais, é por que cerca de 40% das mulheres sexualmente ativas ainda não conhecem o orgasmo. Ainda segundo a terapeuta, o ato chega a relaxar tanto, que faz inclusive com que as poucas horas de sono sejam muito mais relaxantes.

Falamos também de aceitação do próprio corpo no pós filhos, da retomada da conexão do casal, das hostilidades no relacionamento, importância da criação das mães de meninos para pais participativos de amanhã e muito mais, em dois videos maravilhosos de serem assistidos!

Esperamos vocês com seus comentários, dúvidas, relatos e opiniões!

Um beijo, Marrie

 


Leia também:

Hostilidade no casamento após o nascimento do bebê

O que acontece para a criança quando presencia seus pais brigando

 

Com “penso” ou “sem penso”?

 

30 Comments

  1. Fernanda Silveira Rodrigues Mendes

    28 de agosto de 2017 at 15:46

    Maycon Geissler excelente tema pra gravar pro Se Toca

    1. Maycon Geissler

      28 de agosto de 2017 at 15:47

      A Marrie já foi lá na livraria esse ano 🙂 pena que nem deu tanta gente pq ela é oooootima

    2. Mamãe Plugada

      28 de agosto de 2017 at 16:34

      Maycon Geissler muito obrigada! Ah, mas foi tão legal, mesmo sendo no dia dos namorados e quem foi querendo me matar ??

    3. Mamãe Plugada

      28 de agosto de 2017 at 16:43

      Fernanda Silveira Rodrigues Mendes ❤️❤️❤️

  2. Bianca Coelho

    17 de agosto de 2017 at 21:38

    Só achei besteira a questão da cama compartilhada rs. Conheço caso de crianças q ficaram até os 4 e depois com confiança e seguras, por suas próprias vontades foram p seus quartos tranquilos. Sem trauma. Cada família uma realidade ou necessidade. Eu amo e super recomendo q todos durmam juntos durante o tempo em que a família achar necessário. Por aqui dá certo, melhorou nosso sono e nossa sintonia. Acho q ela escorregou um pouquinho ao associar educação à cama compartilhada

    1. Mamãe Plugada

      17 de agosto de 2017 at 22:40

      Bianca, essa questão da cama compartilhada é complicada. É um hábito, estilo de vida. Serve para alguns e concordo que cada um com sua realidade. O sono com certeza melhora, mas existem outras questões que não são abordadas pela turma mais radical, mas que embasam a opinião de grande parte dos psicólogos sobre prolongar isso e as consequências ao desenvolvimento da criança.

    2. Bianca Coelho

      17 de agosto de 2017 at 22:48

      Sobre prolongar isso …
      3 anos diante de uma vida é muito? Eu não considero. Fiz terapia com meu esposo tbm e acabar com esse “preconceito” foi excelente p gente e p nossa vida a dois. No primeiro filho não fizemos cama compartilhada e foi td bem. No segundo foi necessário mas queríamos acreditar q não era rs, mas cada criança é diferente e se adequar às necessidades de cada uma é a melhor coisa a se fazer. Existem várias linhas de psicólogos e estudos para todos os assuntos. Ela não concorda, a minha super apoiou. Tudo muito subjetivo. Conhece Carlos Gonzalez?

    3. Mamãe Plugada

      17 de agosto de 2017 at 22:54

      Bianca Coelho claro que conheço. Tenho inúmeros posts sobre ele, inclusive bati uma selfie da última vez que ele veio ao Brasil, rsrsrs… Não é preconceito não, são pessoas gabaritadas que estudam um tópico e tem opiniões diferentes sobre o mesmo tema ?. Só que hoje, a tendência é o radicalismo e os profissionais, muitas vezes, se calam, o que é muito triste. Se tiver interesse, que seria bacana você bater um papo com a Jussania Oliveira, é uma excelente terapeuta. Ela não fará com que você mude de opinião, mas te mostrará o lado dela de uma forma super delicada… bjs

    4. Bianca Coelho

      17 de agosto de 2017 at 22:55

      Hahaha eu sei que sim. Sigo o blog a tempos hahaha. Eu dormi com meus pais até os 10 anos … Cada um com seu cada um rs. Isso não prejudicou meu desenvolvimento em nada. Sou segura, independente, profissional, crio com apego e sigo meus instintos e me reajusto de acordo com minhas necessidades. O q quero dizer é que independente de qual linha da psicologia se decida seguir, trata-se de um estudo, uma opinião, estatísticas. Em psicologia e formação de um ser existem muitas peculiaridades e exceções. E eu sei que vc sabe disso rs. Por isso fiz a observação. Cama compartilhada não interfere diretamente na segurança, independência e educação de um indivíduo. Posso ter interpretado de forma equivocada tbm rs

    5. Bianca Coelho

      17 de agosto de 2017 at 22:57

      O preconceito a que me referi foi em relação às visão que nós tínhamos sobre a cama compartilhada. Tipo, se deu certo sem ela pq usá-la no segundo filho? Era só seguir a mesma receitinha … #sqn

    6. Mamãe Plugada

      17 de agosto de 2017 at 22:58

      Bianca Coelho o que aconteceu com você não pode ser generalizado para os estudos de psicologia. Entenda, isso foi a opinião de uma especialista, nada para atingir pessoalmente ninguém. O que não interferiu em um ser humano, pode interferir em muitos outros… e graças a Deus não somos um padrão, né? O que dá certo na sua casa nem sempre é o que a teoria prega. Eu não estudei afundo isso, mas respeito opiniões de quem o fez. Um beijo

    7. Mamãe Plugada

      17 de agosto de 2017 at 23:00

      Acho também que por um tempo não atrapalhe. Mas eu fico preocupada com o medo que minha Clara tem de ficar sozinha. Ela já tem 3 anos, faz 4 no fim do ano. Ando sofrendo com isso…

    8. Bianca Coelho

      17 de agosto de 2017 at 23:00

      Ok.
      Chegamos ao mesmo ponto rs.
      Cama compartilhada não está diretamente ligada à falta de limite ou a não saber qual o seu lugar dentro da família ou na relação dos pais ??

    9. Bianca Coelho

      17 de agosto de 2017 at 23:05

      Então, eu te entendo . Tenho amigas próximas que questionavam isso a mim. Meus filhos com 4 anos e 2 e meio pediram, durante uma brincadeira, para dormirem em seus quartos tranquilos e seguros e não vieram ao meu durante a noite. Fiquei surpresa! E a cama compartilhada? Não deveria criar crianças inseguras? ???. Não. Criança fica grudada na gente até se sentirem prontas a dar um passo sozinhas. Acho essa atitude da Clara comum. Por logística ( cansaço ou preguiça hahaha ) eu prefiro eles no meu quarto pq me sinto mais tranquila em relação às tosse, temperatura do ar condicionado, xixi vazando, e qlq outra coisa que me deixe preocupada a ponto de levantar p vigiar o sono deles ❤️?

    10. Bianca Coelho

      17 de agosto de 2017 at 23:09

      Ah, e não me senti atingida nem ofendida não. Ok? Gostei do vídeo. Só estou dizendo que existem outras linhas que tbm podem ser seguidas e o meu ponto de vista em relação à suposição que ela fez. Bjs

    11. Mamãe Plugada

      17 de agosto de 2017 at 23:18

      Bianca Coelho eu senti (a gente escrevendo é tão mais difícil de adequar o tom, ne? ?) que parece que você sofreu algum tipo de preconceito por parte de profissionais que visitou, por isso me preocupei…

    12. Mamãe Plugada

      17 de agosto de 2017 at 23:20

      Bianca Coelho no caso da Clara, que dorme sozinha com tranquilidade desde bebê e só com 3 anos passou a querer dormir no meio, acredito que a mudança de casa bagunçou as coisas. Ela se sentia segura no nosso Ape em SP, no quartinho dela. Aqui, por mais parecido que eu tenha tentado deixar, parece que ela ainda não aceitou aquele espaço como Porto Seguro dela. Mas sigo tentando, pois atrapalha muito nosso sono (dos 3). Confesso que quando o marido não está, rola uma preguiça de ir com ela para o quarto dela. Mas quando ele está, nenhum dos 3 dormem…?

    13. Bianca Coelho

      17 de agosto de 2017 at 23:45

      Hehehe não, não sofri … Na primeira terapeuta já tivemos sorte, nos identificamos muito ? . Ficamos em terapia por 18 meses e foi ótimo. ?

    14. Bianca Coelho

      17 de agosto de 2017 at 23:48

      Ah, e tbm não deixei claro… Mas aqui eu optei por deixa-los no meu quarto, mas no cantinho deles. São dois né? ? Acordávamos de madrugada para ir trabalhar e dormir sem crianças nos batendo e nos apertando é questão de sobrevivência. Hahaha. A cama compartilhada de fato, aconteceu com o caçula por mais ou menos 2 anos. Aí para ficar tranquila e não separá-los, deixei os dois no nosso quarto msm. ?

    15. Mamãe Plugada

      18 de agosto de 2017 at 00:03

      Bianca Coelho na verdade, era um quarto compartilhado, né? Rsrsrs … qto a terapia, nossa, sem empatia com o profissional a gente não consegue seguir???

    16. Jussania Oliveira

      18 de agosto de 2017 at 01:46

      Olá Bianca, boa noite!
      Acompanhei o diálogo entre vocês e gostaria de me posicionar. Primeiramente quando falamos sobre um comportamento e suas possíveis consequências, estamos falando em termos gerais e de acordo com estudos e pesquisas. Mas, claro, toda regra tem exceção. No que tange ao desenvolvimento da criança, como você mesma deu seu exemplo, pode não ter interferido (Não a conheço e não tenho dados suficientes para avaliar isso, mas acredito em você). No entanto, um filho dormindo no meio dos pais com muita frequência, atrapalha sim, e às vezes atrapalha muito, o relacionamento do casal. Esta é minha experiência de consultório há quase 30 anos. Mas algo que acho maravilhoso no ser humano é o livre arbítrio. Cada um decide e escolhe o que é melhor para si e para os filhos ( até porque eles não tem poder de decisão e seguem a orientação dos pais). Mais tarde, nem sempre tão tarde, alguns sinais aparecem neste relacionamento e cabe ao casal avaliar ou não a situação.

    17. Jussania Oliveira

      18 de agosto de 2017 at 01:49

      Respeito sua opinião, mas esta é a sua experiência. E como, disse, cada ser humano é único. Num estudo e pesquisa não analisamos casos isolados, mas sim a maior incidência num número grande de casos. Espero ter conseguido me fazer entender. Mas se ainda tiver alguma dúvida, sinta-se a vontade para questionar ou entrar em contato, ok. Grande abraço. ???

    18. Bianca Coelho

      18 de agosto de 2017 at 01:51

      Sim. Concordo com vc. No entanto tbm existem pesquisam que apontam a importância para o desenvolvimento da criança o respeito ao tempo e desenvolvimento dela. No mais, gostei MT do bate papo … E desculpe meu ponto de vista, mas tem relacionamentos que desanda por falta de compreensão, de apoio, de companheirismo, de empatia. Eu me senti amada e compreendida qnd puder dar ao meu filho o que ele precisava, qnd consegui dormir melhor por tê-lo ao meu lado … Isso melhorou muito a nossa relação a dois … Senti a empatia vindo do meu marido, aceitei q precisava ser assim. O filho no meio é só um motivo, uma desculpa p algo q já tá ruim. Na grande maioria dos casais falta maturidade p seguir essa nova fase e na maioria dos maridos falta companheirismo de verdade.

    19. Bianca Coelho

      18 de agosto de 2017 at 01:57

      Sim, eu entendi e tbm respeito seu ponto de vista e de estudo. Escrevi lá em cima sobre pesquisas e estatísticas, e ainda sim considero um equívoco AFIRMAR sobre cama compartilhada / falta de limites / problemas conjugais. Acredito que existem muuuito outros problemas associados. Enfim, rs … Não tenho dúvidas em relação a isso não. Obrigada pelo ponto de vista e pelo respeito à minha opinião.

  3. Denise Bento

    17 de agosto de 2017 at 21:08

    Muito bom o vídeo na íntegra, adorei .

    1. Mamãe Plugada

      17 de agosto de 2017 at 21:37

      Que bom que gostou! Fico feliz! Um beijo

  4. Jussania Oliveira

    17 de agosto de 2017 at 12:07

    Simplesmente delicioso o nosso bate papo! Muito obrigada, Marrie Ometto, pelo espaço e oportunidade para falarmos de temas tão importantes para nossa saúde e qualidade de vida! E que possamos trocar “figurinhas” muitooo mais! Beijo carinhoso! ❤

    1. Mamãe Plugada

      17 de agosto de 2017 at 12:30

      Com certeza!!! Sempre muito gostoso esse bate papo!!! Eu que agradeço! ??

Comente! Sua opinião é importante!