Já que tintura não pode (unanime entre os profissionais até os 3 meses de gestação) a solução é testar as milhares de maquiagens para cabelos brancos hoje disponíveis no mercado: spray, rímel, batom, creme de pigmentos… Vou contar minha saga!
Reparem bem… no alto da cabeça… sim, são os cabelos brancos que tenho desde os 17-18 anos (nessa época era um ou outro), na gravidez da Clara dava ainda pra tirar na pinça, mas agora, aos 36 anos, o branco veio para ficar!
E gravidinha de 11 semanas, não posso pintar. A minha obstetra de quando eu morava em SP (da gestação da Clara) não liberou a tintura em nenhum momento da gestação, somente henna da NATURAL.
O meu obstetra daqui de Pira, também super cauteloso, me disse que só liberaria se eu levasse pra ele um produto que não só alegasse na embalagem poder ser usado em grávidas, mas que, inclusive tivesse sido TESTADO em gestantes humanas.
Pois é, não tem.
POST EDITADO (18/09/2019): vídeo mostrando tudo o que usei e testei de produtos para tentar esconder os cabelos brancos por cerca de 6 meses e depois a decisão que tomei para evitar ter que ficar me preocupando com isso até após a gestação. Falo também nesse video, da polemica de falta de estudos que comprovem segurança para bebê quando a gestante utiliza tintas ou tonalizantes.
E esse texto explica certinho (link):
“Infelizmente, devido à falta de pesquisas sobre o tema, não existe uma regra que determine com convicção quantas aplicações seriam seguras ou quais produtos seriam mais recomendados para as gestantes”.
“Não há como garantir a segurança completa de qualquer produto, já que não é possível realizar testes em humanos com essas substâncias”.
“Pesquisas que envolvem gestantes e crianças são, muitas vezes, proibidas pelos conselhos de ética médica devido ao potencial de dano à saúde da mãe e/ou do bebê. Tal medida é completamente compreensível, já que o ganho em conhecimento científico não justificaria provocar o nascimento de crianças com malformações.
Atualmente, é impossível realizar uma pesquisa em grande escala que teste os efeitos de diversos tipos e quantidades de tinta de cabelo em gestantes. Sendo assim, o mais provável é que essa dúvida se mantenha pelos próximos anos.
O máximo que pode ser feito hoje em dia é a observação da gestação e do nascimento dos bebês de mães que fizeram uso de tintas para cabelos, para que qualquer intercorrência ou alteração seja detectada e relatada em artigos científicos”.
Meu marido, sempre queridíssimo, me sugeriu aderir aos bonés, já que as faixinhas da moda mostram bem o cabelo de trás da orelha, onde mais tenho cabelos brancos. Imaginem eu de boné o dia todo, pra cima e para baixo? rsrsrs.
A solução foi testar as “maquiagens” para cobrir os brancos. Fui em uma lojinha daqui da minha cidade e gastei uma grana, comprei um de cada para esse teste:
Pó compacto para cobertura de cabelos brancos
Comprei um pó marrom, além de não cobrir meus brancos, sai tudo na mão na hora de mexer no cabelo ao longo do dia. Odiei.
Rímel para cabelos
Ele até que cobre os brancos, mas também tem o problema de eu não poder mexer no cabelo que suja a mão, mesmo depois de seco. Cabelo fica duro e sem movimento.
Máscara (creme) que deposita pigmentos de cor nos fios
Testei máscara que deposita pigmentos castanhos. Qdo usei, os brancos ficaram loiros kkkk.
Henna Natural
Liberado por alguns obstetras após o 3 mês de gestação. na gestação da Clara, a Henna natural deixou meus brancos vermelhos ?. Vou deixar fotos de todos os produtos que comprei e testei aqui para vocês verem.
Spray maquiagem para cabelos
O que mais gostei foi do spray, mas a marca que comprei não cobre bem, e suja as mãos também ao passar a mão nos cabelos ao longo do dia. Testei 2 marcas. Cabelo fica duro como se tivesse usado laquê. Eu testei o Koleston e o Colorific.
Aí, como dica, minhas seguidoras lindas sugeriram – em massa – eu a comprar o spray da Loreal (foto abaixo). Segundo elas a cor fixa super bem e não suja as mãos ao longo do dia, mas deixa o cabelo duro.
EDITADO 10.09 (post original de 20.06.19): Já comprei pela internet vários desses tubinhos pela internet, mas o produto não é milagroso, infelizmente. Mesmo melhor que o outro que usei, os cabelos ainda ficam duros, não sai o produto facilmente em uma única lavagem e ainda sai um pouco do produto nas Maos quando vamos passar pelos cabelos, mesmo seco. Massssssss…é o que achei melhor!
No fim das contas, o tempo foi passando e fui ficando sem opção. Eu nao queria mais usar todos os dias algum tipo de maquiagem nos cabelos, estava sentindo falta dele sedoso, sabe?
Comecei a procurar por profissionais que fizessem luzes só no comprimento – sem encostar na raiz dos cabelos – e a minha cabeleireira de anos de São Paulo faria, mas como eu estava de repouso gestacional e impedida de viajar, comecei a procurar por profissionais na minha cidade.
Como meus cabelos eram tingidos de tinta Majirel n 6 no comprimento, eles queriam tonalizar a raiz antes de aplicar as luzes, justamente o que não queria: colocar algo em contato com o couro cabeludo, que sairia rapidamente (todo mês, no mínimo, seria necessário o retoque).
Já sem esperanças, postei no insta o texto abaixo, e uma cabeleireira disse para eu ir lá que ela faria luzes só no comprimento no cabelo, sem encostar na raiz. Ela tem asma, então já usa produtos com cheiro bastante reduzido, importado da Alemanha.
Fui até o salão dela e ela fez o combinado: luzes finas sem encostar na raiz, descendo pelo comprimento. Ela foi tão cuidadosa que até na hora de lavar, não deixou nada entrar em contato com o couro cabeludo! O resultado foi esse cabelo em que os fios brancos naturalmente mesclaram-se as luzes e, na minha opinião, ficará cada vez mais natural e bonito a medida que a tinta que está do meio do cabelo pra baixo for saindo. Não precisarei ficar retocando nada, afinal, os brancos conforme forem nascendo, parecerão com as luzes! Amei!
Um beijo, Marrie, com o #reviewdeprodutos mais sincero que vocês verão nessa internet, rsrsrs.
Obrigada meu amor. Acabeibde descobrir e já estava aqui triste pela minha autoestima. “Sou” ruiva! Vou tentar o spray! 🙂 Bjs