Dicas para escovar os dentes das crianças pequenas e bebês

Vocês sabiam que dia 20 de março é dia da Saúde Bucal? Então vamos à dicas super úteis para fazer com que o hábito da escovação bucal não seja um bicho de sete cabeças para as crianças?

Recebi uns presentes fofos da linha Hello Kitty, que nem sabia que tinha no mercado. Achei o máximo pois minha filhinha de 2 aninhos ama a Hello Kitty (sem eu saber o motivo, já que não assiste nenhum desenho dela). Isso ajuda, e muito, a hora da escovação, já que se sentem empolgados pelos seus personagens favoritos.

Algumas diquinhas para escovar os dentes dos pequenos:

  1. Assim que nascer o primeiro dente, trocar a dedeira por uma escova de dentes para bebês.
  2. Sempre que possível, escovar seus dentes da frente dela. Você é exemplo!
  3. Deixar uma escova de dentes infantil “café com leite” para que seu bebê possa treinar (e amassetar) e depois vc tira outra escova da gaveta para a escovação efetiva.
  4. Aqui eu conto uma historinha quando tenho dificuldades, digo que só eu sei o esconderijo secreto do bichinho “cárie” ou que vou tirar o frango ou caju que está ali incomodando…
  5.  Tentar escovar pela manhã e durante a noite, no mínimo, sendo o ideal 3x ao dia, após o almoço também! São  períodos de maior fermentação da saliva e propensão a proliferação das cáries.
  6. Mamães de bebês sabem que é praticamente inviável escovar os dentinhos do bebê após a ultima mamada, né? Muitas vezes eles dormem e não queremos acorda-los. Para isso, a dentista me recomendou escovar no banho, após o jantar e antes do ultimo leite (Leite Artificial e sem adição de engrossantes e outros açúcares. Está observação é importante, pois quanto menos exposição ao açúcar, menor incidência de cáries precoce). Passar o lenço com xilitol na boquinha da criança (oral wipes), quando já estiver dormindo profundamente ajuda a não dar cáries ou dar água. Conforme a rotina da criança for mudando, qdo o bebê vai crescendo, aí vc vai mudando o hábito para que a escovação seja o ultimo ato antes de ir para a cama dormir.
  7. Escovar a língua
  8. NUNCA colocar terror na criança em relação ao dentista. Coisas do tipo: “Se você não se comportar, te levo no dentista”… Ou então, deixar o irmão mais velho contar que lá ele tomará injeção e terá uma maquininha dos infernos triturando os dentes! ??? A rotina de visita ao dentista deve ser apresentada desde cedo, mais para a criança se familiarizar com o local, sentar na cadeira, … O ideal é que a primeira experiência no dentista não seja para tratar uma cárie!

Um beijo, Marrie

Leia também:

Lenços de xilitol para limpeza dos dentes pós última mamada

 

Entendendo a Cárie de Mamadeira

 

O que levo na Bolsa de Fraldas da minha bebê?

36 Comments

  1. Adriane Oliveira

    16 de julho de 2017 at 23:43

    Eu não uso dedeira uso gase, não tem problema né? Ou é melhor a dedeira??

    1. Mamãe Plugada

      17 de julho de 2017 at 01:06

      Adriane, seu bebê já tem dentes?

    2. Adriane Oliveira

      18 de julho de 2017 at 23:03

      Ainda não, limpo a linguiça, a gengiva e a bochecha com gaze!!!

Comente! Sua opinião é importante!