Criança é natureza em essência. Quanto mais pequenas, mais conectadas à ela são, pode observar.
A pequena criança não pode ver uma poça d’agua que vai lá pular. Não consegue ver mato que já tira o calçado e vai sentir com os pés a grama, como se o verde fosse a loteria em si. Se vir areia já quer ficar a milanesa.
É uma conexão tão profunda que eu enxergo, uma felicidade tão grande quando criança e natureza se encontram….
Não são todos que vêem isso, eu sei. Uns (adultos) acham a Vitamina S, de sujeira – já comprovadamente necessária para a imunidade e desenvolvimento infantil – é algo nojento e imundo, e acabam permeando isso nos pequenos.
Mas perdemos naqueles que estimulam o sujar como importante aliado no desenvolvimento de seus filhos: quando será que essa conexão profunda se rompe? Quando é que de 100% natureza passamos simplesmente a achá-la tão comum que nem sequer a notamos?
Só sei de uma coisa: da natureza viemos, à natureza pertencemos (mesmo que a ignoremos) e à natureza voltaremos. E, quanto mais amadureço, mais resgate a ela eu busco… Como se resgatasse essa menina que um dia fui, mas que em algum momento perdeu-se dentro de mim.
Por Marrie Ometto
Leia também:
Quando corpo e mente estão em ritmo (com rotina), o sono da criança vem…
Tudo isso é mágico
Linda foto
Que lindo. Vim com meu bebê de quase 3 meses a praia. É incrível como isso fez bem a ele. Sempre calmo. Fica horas olhando tudo. E eu morrendo de medo de viajar com ele rs
É bom demais, né!? Eles são a própria natureza, e vão deixando de sentir-se parte dela conforme vão crescendo…
Que lindas palavras!!! Pura verdade!
Muito obrigada, Cris!