• Maternidade
    • Amãedurecendo
    • Dia a dia
    • Especialistas
  • Mulher
    • Beleza
    • Casamento
    • Moda
    • Profissão Mulher
    • Saúde e Bem Estar
  • Organização
    • Decoração
    • Faça você mesmo (DIY)
    • Planilhas e Tabelas
  • Produtos
    • Opiniões por produto
  • Receitas
  • Reflexões
  • Viagens/Passeios
    • Opiniões

Mamãe Plugada




Receba nosso boletim gratuito!

Conteúdo exclusivo e ainda receba um presente ou cupom de desconto em cada boletim!

You are here: Home / Maternidade / Amãedurecendo / O efeito hipnose das telas (TV, Tablet, Smartfones) nas crianças e o impacto no desenvolvimento delas

O efeito hipnose das telas (TV, Tablet, Smartfones) nas crianças e o impacto no desenvolvimento delas



in Amãedurecendo, Dia a dia, Maternidade, Reflexões on 26/06/17

Aquele mundo de imagens, sons, explosões de sentidos muitas vezes parece estimular, né?

Converso com muitas mães que acreditam que as telas, sejam as TVs, tablets, smartfones ou computadores estimulam seus filhos na aprendizagem. “Nossa, meu filho aprendeu inglês vendo Youtube”.

Não tenho dúvidas disso*. De fato, as crianças absorvem sim, mas a maneira que isso acontece precisa ser frisada e, por isso, a importância de se selecionar programas educativos, já que não dá para se excluir a criança desse mundo das telas. Mas dá para reduzir a exposição e isso é muito importante.

*As crianças aprendem com as telas, mas muito mais se a mãe falar o dia todo com ela! Cientificamente comprovado!  E nais: antes que a criança atinja a fase da fala, as telas em nada contribuem, só atrasam. Inclusive a fala.

Mas por que reduzir as telas, se elas aprendem com elas?

Às vezes colocamos as crianças na frente da TV para que relaxem um pouco, depois de uma maratona de brincadeiras. Porém, muito embora pareça que as telas estão relaxando, a criança não pensa em absolutamente nada enquanto as assiste e os super efeitos que as telas proporcionam são uma enxurrada de estímulos dados, em que a criança recebe sem questionar, sem raciocinar, sem criticar.

Caímos abaixo do nível do pensamento quando assistimos TV, assim como acontece quando uma pessoa encontra-se alcoolizada ou drogada. Ao assistir TV, a criança não pensa, ela recebe informações. É um estado de inatividade da mente de uma forma ultra estimuladora, como se ela entrasse em um estado de transe na hipnose.

Quanto mais bobo o conteúdo, mais somos fisgados pelos programas de TV ou aplicativos e mais viciados ficamos (isso não se aplica apenas às crianças). Vide os Big Brothers da vida. Não estimulam o pensar, apenas induzem a um transe onde apenas recebemos, não agimos como seres pensantes que somos (pensem o quanto isso é interessante ao mundo do marketing). Quando o  conteúdo da programação tem qualidade,  ele pode, até certo ponto, neutralizar o efeito hipnótico da TV. Mas, infelizmente, conteúdos de qualidade raramente se tornam populares, já perceberam? Será que era nisso que o autor do filme Idiocracy estava pensando?

Por conteúdos de qualidade, temos filmes, programas de TV e séries que nos “despertam” para um pensar crítico da vida, seja num documentário, num drama ou numa comédia que nos faz rir e enxergar os próprios egos e materialismo. Infelizmente, conteúdos de qualidade são poucos e possuem baixa popularidade.

TV faz efeito hipnose nas crianças
TV faz efeito hipnose nas crianças 2
TV faz efeito hipnose nas crianças

Muitos estudos comprovam a ligação entre crianças que foram expostas demais à telas e o deficit de atenção mais tarde na vida, exatamente pelo fato de elas receberem tudo pronto pelas telas e, ao precisar usar seu proprio pensar, haver um conflito, uma dificuldade maior.

Portanto, por mais que não possamos negar que vivemos a era das telas, não custa nada ficarmos de olho no tempo de exposição de nossas crianças e na qualidade dos programas e aplicativos que assistem/utilizam. Eu, aqui em casa, parei de colocar canais infantis de TV por assinatura, só coloco o Netflix para que minha Clara assista, ou Youtube, pois são mais livres de propagandas voltadas às crianças. Uma coisa é propaganda para os pais, que são adultos e sabem das coisas. Propaganda voltada para a criança pedir algo acho de baixíssimo nível.

Também dou preferência para aplicativos educativos. Portanto, em vez de deixar minha filha assistir TV ao acaso, pré-seleciono os meios e os programas, sem a proibir de algo que ela queira assistir, se me pedir. Conversamos bastante e sempre digo a ela o poder “emburrecedor” da TV.

Outra coisa que faço aqui em casa é limitar o tempo de exposição à tela, estrategicamente usando a tecnologia ao nosso favor: vê nos momentos em que vamos à locais em que nada tem para criança fazer, como aviões, restaurantes sem área kids…

Sobre alternativas às telas de televisores, tablets e smartphones… . . . . Já mencionei uma vez que aqui em casa temos essa mesinha, com lápis, tinta, papel, massinha… o hábito é tão rico que, toda vez que Clara sente o hábito de extravasar seu pensar, recorre às artes, desenvolvendo-se como ser humano. Foi uma forma que achei para reduzir a TV e tablet que, embora ela use (não dá para negar que estamos nessa era), os efeitos não são nada bacanas e falo disso no Post de hoje no blog. Um trechinho: "Ao assistir TV, a criança não pensa, ela recebe informações, encontra-se abaixo da linha do pensamento. É um estado de inatividade da mente de uma forma ultra estimuladora, como se ela entrasse em um estado de transe na hipnose". Usemos a tecnologia ao nosso favor! Quando saímos e pegamos filas com as crianças (nem todos têm onde deixar). Naquele restaurante sem área kids. Em casa, quando esta sozinha e precisa cozinhar e nada mais resolve…Mas sempre em mente que, em relação à TV, também menos é mais! Um beijo é ótima semana, @MarrieOmetto #arteterapia #reflexoesplugadas #livrebrincar

A post shared by Por Marrie Ometto (@mamaeplugada) on Jun 26, 2017 at 6:29am PDT

Para nós adultos, vale essa dica: quando estiver assistindo TV, tente lembrar-se de que está diante dela, isso faz com que volte do transe e não receba tudo aquilo com a verdade (e necessidade) que parece. Não é urgente que você compre o creme de cabelo que passou lá. Será que é o ideal para você?

Um beijo, Marrie

 

Leia também:

Não é sobre quanto tempo de tela você libera ao seu filho, mas quanto tempo você fica com seu filho sem uma tela

Silêncio no lar propicia melhor desenvolvimento da fala em crianças pequenas

 

O brincar com “aquela pitada mágica”: estimulando a inteligência, concentração, auto didatismo

Geração Alpha: "Aonde liga?"

 

Compartilhe:

  • Facebook
  • Pocket
  • Pinterest
  • Twitter
  • Google
  • WhatsApp

Relacionado

103 Comments

About Marrie Ometto

Me acompanhe por ai:
Fanpage: www.facebook.com/MamaePlugada
Instagram e Snapchat: MamaePlugada
Pinterest: https://br.pinterest.com/mamaeplugada/
Canal Youtube: Marrie Ometto
Twitter e Periscope: Marrie Ometto
Grupo secreto no Facebook: Clique aqui e participe!




Gostou? Receba nossa newsletter gratuita!

« Tendência Festa Infantil – Frutas Tutti Frutti
Ponto para as laranjas e afins: vitamina C + antibióticos podem destruir células cancerígenas, sugere estudo »

Comments

  1. Janaina Leilane says

    29 de junho de 2017 at 18:17

    Olha Juli Viana Silva

    Responder
  2. Patricia Ramachoti says

    29 de junho de 2017 at 14:13

    Jairo Pimentel Jr.

    Responder
  3. fabiana says

    29 de junho de 2017 at 09:54

    oi bom dia, gostaria de parabenizar a matéria, visete nossa loja virtual http://www.nutritivasaude.com.br, ótimos preços , excelentes suplementos, tudo em suplementaçaõ para homens e mulheres, corre ver vai gostar.

    Responder
  4. Jéssica Assis says

    29 de junho de 2017 at 09:13

    Adônis Nascimento
    Jeanne Sissa
    Roberto Assis
    Gravar desenhos para evitar as propagandas, limitar o tempo de exposição as telas, oferecer alternativas e antes dos 2 anos usar só em caso de necessidade.

    Responder
    • Roberto Assis says

      29 de junho de 2017 at 10:16

      Eu gravava desenhos da TV em fitas de vídeo cassete, sem propagandas, pra vocês assistirem e dava muito certo.

      Responder
    • Jéssica Assis says

      29 de junho de 2017 at 10:17

      Pois é, lembro de você falar que gravava os desenhos. Pretendo fazer com a Agnes.

      Responder
  5. Evelin Miyai says

    29 de junho de 2017 at 02:10

    Felipe Miyai

    Responder
  6. Andreia Belisário says

    27 de junho de 2017 at 21:16

    Robinson Belisario

    Responder
  7. Érika Desterro says

    27 de junho de 2017 at 17:31

    Aline Pontes Lai Moreira Emanuella Filgueira Suzana Assis Silvana Assis Gleise Sampaio

    Responder
  8. Livia Saço says

    27 de junho de 2017 at 17:16

    Jean Pierre Ribeiro Oliveira

    Responder
  9. Daniella Martins says

    27 de junho de 2017 at 15:41

    Emanuele Brito

    Responder
« Comentários mais antigos

Comente! Sua opinião é importante! Cancelar resposta

  • Facebook
  • Google+
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

Quem é a Mamãe Plugada

Marrie Ometto, piracicabana residente em SP, economista, virginiana, metódica, pilhada e criativa. Mãe da pequena Clara, preza pela presença e exemplos na educação, mas sem deixar de existir por isso. Ao ser mãe, reaprendeu a ser mulher.

Plugada, gosta de tomar as rédeas da própria vida, pensando de forma simples e com menos culpa. Então divide por aqui os anseios da mulher pós maternidade, como profissão, beleza, qualidade de vida, saúde, reflexões, receitas (maioria express), viagens e produtinhos, sendo estes últimos avaliados de forma interativa com a SUA opinião.

Sejam todos bem vindos!

>> Top 3 Produtos <<

  • 15Minha NotaAfix - Adesivo Spray para você mesmo colar pastilhas em banheiros
  • 24.8Minha NotaTapetes Laváveis à Maquina Lorena Canals
  • 34.6Minha NotaCadeira Tripp Trapp Stoke

>> Top Hotéis & Passeios <<

  • 14.3Site MPNau Royal Camburi
  • 24.3Site MPMavsa Resort
  • 34.3Site MPGrand Palladium Imbassaí Resort & Spa

+ + + Populares + + +

A maternidade me exaure, ao mesmo tempo que fortalece e ilumina

2.271 Comments

Não brinque de puxar as crianças pelos braços! Relato do que nos aconteceu

1.470 Comments

Ciência comprova: As crianças precisam de seus avós…E os avós de seus netos!

1.379 Comments

Guia de Fornecedores




Instagram @mamaeplugada

Ver +
Siga @mamaeplugada

Todos os Direitos Reservados

ATENÇÃO! O conteúdo desse site não pode ser reproduzido sem autorização expressa da autora.

Copyright © 2018 · Personalizado por Girardi-Pauly

  • Sobre
  • Contato
  • Marrie Ometto na Mídia
  • Política de Transparência
  • Anuncie no Mamãe Plugada
  • Índice de Newsletters
  • Diário de Reforma
  • Viagens/Passeios
  • Opiniões
  • Diário de Reforma